O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o longo tempo de viagem até o Paquistão foi o principal motivo para o cancelamento da ida de representantes do país às negociações por um acordo de paz com o Irã neste sábado (25).
“Não vamos passar 15 horas em aviões o tempo todo, indo e voltando, para receber um documento que não é bom o suficiente. Vamos negociar por telefone, e eles podem nos ligar quando quiserem”, disse Trump a repórteres do lado de fora do Air Force One, na Flórida, antes de retornar a Washington.
Trump também repetiu declarações anteriores, sugerindo incerteza sobre a liderança do Irã, o que, segundo ele, estaria complicando as negociações. O governo iraniano havia recusado participar, em um primeiro momento, desta segunda rodada de negociações; entretanto, representantes do país do Oriente Médio aguardavam a delegação dos Estados Unidos para as conversas.
Donald Trump disse em entrevista à Fox News neste sábado que mandou sua equipe cancelar a ida ao Paquistão, onde dariam continuidade às conversas com autoridades do Irã sobre o fim da guerra.
"Eu disse à minha equipe, há pouco, porque eles estavam se preparando para partir, e eu disse: 'Não, vocês não farão um voo de 18 horas para ir até lá. Nós temos todas as cartas na mão. Eles podem nos ligar a qualquer momento que quiserem, mas vocês não farão mais voos de 18 horas para ficar sentados conversando sobre nada'", informou a Fox News, citando as palavras do presidente em uma conversa por telefone.
A visita ocorre em meio a uma guerra que já dura cerca de oito semanas, deixou milhares de mortos e provocou impactos mundial, especialmente no preço do petróleo em decorrência do fechamento do Estreito de Ormuz e do Golfo de Omã.
(Sob supervisão de Rayllan Oliveira)





