• Quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Trump mente ao dizer que Brasil é mau parceiro comercial, diz Lula

Presidente disse querer negociar, mas que não vai ficar de joelho; o republicano disse que Brasil é parceiro "horrível".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 5ª feira (14.ago.2025) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), mente ao dizer que o Brasil é um parceiro comercial “horrível”. O petista voltou a dizer que seu governo quer negociar, mas não irá ficar de joelhos para os norte-americanos.

“É mentira quando o presidente norte-americano diz que o Brasil é um mau parceiro comercial. O Brasil é bom, só não vai ficar de joelho para o governo americano”, disse em um evento de entrega de títulos de posse imobiliários no Recife.

Lula deu as declarações depois de Trump afirmar nesta 5ª feira (14.ago), a jornalistas na Casa Branca, que o Brasil “tem algumas leis muito ruins acontecendo, em que pegaram um presidente e o colocaram na prisão, ou estão tentando colocá-lo na prisão”, em referência à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Assista (1min2s):

Os números divergem da declaração do republicano. O Brasil mantém déficit com os EUA, comprando mais produtos americanos do que vende, o que favorece a economia americana. Lula citou os dados para dizer que a declaração do norte-americano é mentirosa.

“Eu sou um homem da paz. Eu não quero briga com o Uruguai, com a Bolívia, com a Argentina, não quero com a China, não quero com ninguém. Mas eles têm que saber que só tem alguém que pode fazer a gente mudar de posição. Porque esse país é do povo brasileiro e é povo brasileiro que manda nele”, disse.

Segundo o petista, a preocupação de Trump é que seus discursos são muito parecidos com os de Bolsonaro.

Lula repetiu que se o republicano tivesse feito o que fez nos Estados Unidos em relação à invasão do Capitólio no Brasil, ele também estaria sendo julgado e poderia ser condenado.

“O que o Trump tem preocupação é que vocês estão lembrados que os discursos dele eram iguais aos do outro daqui. Que as eleições não eram sérias, que ele não podia perder e ele invadiu o Capitólio e lá morreram 5 pessoas. Eu disse ao presidente Trump, se você morasse no Brasil e você tivesse feito o que fez nos Estados Unidos, aqui também você também seria julgado e, se culpado, iria para a cadeia”, afirmou.

Lula têm repetido que dos 10 produtos mais comercializados com os EUA, 8 não têm tarifa de importação e que a média das tarifas aplicadas aos produtos norte-americanos é de 2,7%.

O governo Trump já demonstrou desconforto em relação às tarifas brasileiras de 18% sobre o etanol e abriu investigação sobre o assunto, mencionando “discriminação regulatória”.

Mais recentemente, o petista tem dito que aceita negociar as tarifas sobre o etanol, mas sem envolver assuntos políticos ou de outros Poderes, como a regulamentação das big techs e o julgamento de Bolsonaro no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado.

Assista ao evento de Lula:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: