• Sexta-feira, 18 de julho de 2025

Trump jamais negociou 10% do que já negociei na vida, diz Lula

Segundo o presidente brasileiro, nada é conseguido “na marra”, mas “na boa conversa”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 5ª feira (17.jul.2025) que Donald Trump (Partido Republicano) nunca negociou 10% do que ele fez ao longo da vida. A declaração foi dada durante a abertura do congresso nacional da UNE (União Nacional dos Estudantes), em Goiânia.

“Eu nasci aprendendo a fazer negociação. Tenho certeza de que o presidente norte-americano jamais negociou 10% do que eu já negociei na minha vida. Então, se tem uma coisa que eu sei na vida, é negociar”, declarou.

Segundo Lula, nada é conseguido “na marra”, mas “na boa conversa”. O petista disse que não aceitará que nenhum outro país se intrometa nos problemas do Brasil e que a resposta aos EUA será da forma mais civilizada possível e da forma que um democrata responde”.

“Além de pedir de forma desrespeitosa que a gente não mexesse com o Bolsonaro, ele disse que não é amigo do Bolsonaro, mas ele é boa gente, ele fez o bem para o Brasil. Todo mundo sabe o que ele fez aqui no Brasil. Ele ainda vai ser processado pela covid-19, pela quantidade de gente que morreu sob a irresponsabilidade dele”, afirmou Lula.

Trump prometeu uma nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros na 4ª feira (9.jul).

O principal argumento do presidente norte-americano para a imposição da tarifa comercial é de que as autoridades governamentais brasileiras estariam “perseguindo Bolsonaro.

O ex-chefe do Executivo federal é réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado depois do resultado das eleições presidenciais de 2022, em que saiu derrotado.

Em resposta à medida de Trump, o presidente Lula afirmou que o “Brasil não aceitará ser tutelado por ninguém” e que o Brasil adotará a Lei da Reciprocidade Econômica (15.122 de 2025) para responder à imposição.

“O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de Estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”, afirmou em nota na 4ª feira (9.jul).

Em sua carta endereçada ao petista, Trump considerou uma “vergonha internacional” a forma como Bolsonaro é julgado, afirmando que existe uma “caça às bruxas” que deve acabar “imediatamente”.

A China também respondeu ao anúncio do presidente norte-americano e criticou os EUA por tentarem influenciar o julgamento do ex-presidente pelo Supremo. Na 6ª feira (11.jul), a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Mao Ning, disse que o governo norte-americano descumpre regras da ONU (Organização das Nações Unidas).

“Igualdade soberana e não interferência em assuntos internos são princípios importantes da Carta da ONU”, declarou Ning.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: