Donald Trump (Partido Republicano) afirmou nesta 4ª feira (15.out.2025) que vai realizar operações por terra na Venezuela, depois de uma série de ataques a embarcações do país sul-americano no mar do Caribe. A justificativa é o combate ao narcotráfico internacional.
O presidente norte-americano falou sobre a ampliação da investida horas depois de o jornal The New York Times publicar uma reportagem na qual revelou que seu governo autorizou a CIA (Agência Central de Inteligência) a derrubar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro (PSUV, esquerda).
“Temos muitas drogas chegando da Venezuela, e muitas das drogas venezuelanas chegam pelo mar, então vocês podem ver isso, mas vamos detê-las também por terra”, disse Trump a jornalistas.
Segundo o New York Times, o governo considera realizar bombardeios e ataques aéreos contra a Venezuela, o que significaria entrar em guerra aberta.
Na véspera, os EUA realizaram mais um ataque a um barco próximo à costa da Venezuela. Trump afirmou que a ofensiva matou 6 pessoas.
O governo norte-americano opera no mar do Caribe desde agosto. Há 8 navios de guerra e 1 submarino nuclear dos EUA na região.
Até agora, foram 5 ataques dos EUA a barcos venezuelanos sob justificativa de combate ao narcotráfico.
No início de outubro, o Pentágono disse ao Congresso que os EUA estão envolvidos em um “conflito armado não internacional” com cartéis de drogas.
A Casa Branca oferece US$ 50 milhões por informações que levem à captura de Maduro, que nega acusações de vínculos com cartéis de drogas.