• Domingo, 28 de dezembro de 2025

Toffoli nega recurso de BC e mantém acareação em inquérito do Master

Ministro do STF manteve depoimentos e encontro frente a frente de Ailton de Aquino Santos, Daniel Vorcaro e Paulo Henrique Costa.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli negou neste sábado (27.dez.2025) o recurso apresentado na véspera pelo BC (Banco Central), contrário à acareação do inquérito do Banco Master marcada para 3ª feira (30.dez.2025). A autoridade monetária queria saber de Toffoli, entre outros pontos, se seu diretor de Fiscalização, Ailton de Aquino Santos, seria ouvido como suspeito ou como testemunha.

A acareação determinada pelo ministro do STF pretende colocar frente a frente Santos, do BC, Daniel Vorcaro, fundador do Master, e Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB (banco estatal de Brasília). Antes, no mesmo dia, o magistrado vai ouvir os 3 separadamente sobre o processo de liquidação extrajudicial do banco privado.

O Poder360 apurou que o BC considera a acareação uma “armadilha processual”, com potencial de “constrangimento” para a autoridade monetária do país. O recurso com pedido de esclarecimentos, agora negado, tinha 4 dúvidas centrais:

Este jornal digital apurou que Toffoli quer saber que tipo de providência foi tomada por todos os envolvidos para que se chegasse ao estágio atual, em que o Banco Master teve de ser liquidado extrajudicialmente.

Em 28 de março, o BRB havia anunciado que compraria o Master e que a operação daria mais competitividade ao mercado bancário e solidez à instituição financeira estatal do governo de Brasília. O BRB pretendia comprar R$ 50 bilhões de ativos do Master (49% do capital votante e 58% do capital total).

A operação foi vetada pelo Banco Central em 3 de setembro de 2025. Em 18 de novembro, o BC liquidou o Master. A decisão se deu no mesmo dia em que a PF deflagrou a operação Compliance Zero e prendeu o fundador do Master, Daniel Vorcaro, e outros dirigentes da instituição privada.

Esta reportagem receberá mais informações

Por: Poder360

Artigos Relacionados: