O Crotone, tradicional clube italiano, está sob intervenção judicial após decisão do Ministério Público de Catanzaro. A medida, anunciada nesta terça-feira (16/9), decorre de indícios de infiltração da máfia ’Ndrangheta em setores do time, que hoje está na terceira divisão.
De acordo com os promotores, integrantes da organização criminosa atuavam em algumas áreas do clube, como segurança e bilheteria. O tribunal determinou que o clube siga em atividade, mas sob supervisão de administradores nomeados pela Justiça por um período de um ano.
Leia também

2 imagens

Fechar modal.

![]()
1 de 2 O time está na terceira divisão italiana Francesco Scaccianoce/LiveMedia/NurPhoto via Getty Images
![]()
2 de 2 O Crotone foi colocado sob investigação por infiltração de máfia em setores do time. Emanuele Pennacchio/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
As autoridades esclareceram que o processo não tem como alvo direto o Crotone, mas busca resguardar a instituição esportiva da atuação mafiosa. O objetivo do regime de controle é reorganizar as finanças e afastar a influência criminosa.
Em comunicado, a diretoria da agremiação afirmou que “colaborará ativamente com os administradores judiciais nomeados pelo Tribunal” e ressaltou que a decisão não implica suspeita de conivência da gestão atual.
Fundado em 1910, o Crotone já disputou a Série A em três temporadas e está na Série C desde 2021.