Tecnologia e eficiência impulsionam colheita mecanizada de cebola
Alternativa ganha espaço no campo ao reduzir a dependência de mão de obra e melhorar a produtividade, com apoio de cultivares adaptadas.
Alternativa ganha espaço no campo ao reduzir a dependência de mão de obra e melhorar a produtividade, com apoio de cultivares adaptadas. A mecanização tem transformado profundamente a produção de cebola no Brasil. Frente à crescente escassez de mão de obra e à necessidade de ganho de escala, produtores têm buscado alternativas que aumentem a eficiência sem comprometer a qualidade dos bulbos. Nesse contexto, a colheita mecanizada desponta como solução viável e cada vez mais acessível, oferecendo vantagens tanto operacionais quanto econômicas. Com o uso de máquinas específicas, o processo se torna mais ágil, padronizado e menos dependente de fatores humanos. “A realidade do campo hoje é a dificuldade em encontrar mão de obra para colher cebola. A mecanização surge como uma resposta urgente a isso”, explica o especialista em Bulbos e Raízes da Agristar do Brasil, Samuel Sant’Anna. Segundo ele, além de resolver o problema da escassez de trabalhadores, a mecanização ajuda a reduzir perdas e a manter a integridade dos bulbos, desde que o material colhido seja adequado para esse tipo de operação.
O que é a Safra dos Ventos e por que ela é tão importante para o Brasil?Entre os principais benefícios estão a agilidade no manejo, a possibilidade de colher no momento ideal de maturação e a redução de danos causados por colheitas manuais mal executadas. “A tendência é que a colheita mecanizada se torne uma realidade para produtores de todos os portes, não apenas grandes produtores. Com o avanço das tecnologias e dos materiais adaptados, isso está se tornando cada vez mais viável”, afirma Sant’Anna. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Cebolas híbridas ideais para a mecanização Foto: DivulgaçãoEntre os materiais desenvolvidos, e que se adaptam perfeitamente à colheita mecanizada, destaca-se a cebola híbrida Lucinda, da linha Topseed Premium. O material reúne atributos agronômicos essenciais para esse tipo de manejo, como alto teor de matéria seca, firmeza, casca bem aderida e resistência às principais doenças foliares da cultura. “A cebola Lucinda é muito firme, com excelente coloração de pele, apresenta entre cinco e sete camadas de casca, o que proporciona mais segurança ao passar pela máquina”, destaca o especialista. Essa combinação de características não apenas facilita a colheita mecânica, como também favorece a conservação pós-colheita. “É um material que pode ser armazenado por três a quatro meses, tranquilamente, mantendo a qualidade comercial”, complementa. Desenvolvida com foco na produtividade e na adaptação ao campo, a cebola Lucinda reforça a importância de investir em tecnologias que acompanham o avanço das práticas agrícolas. Foto: Divulgação“Nosso trabalho de desenvolvimento é justamente esse: buscar materiais que atendam às novas demandas do produtor, com qualidade, resistência e desempenho no pós-colheita”, complementa Sant’Anna. Ele destaca que, além da Lucinda, a linha Topseed Premium conta com outras cultivares que se adaptam à mecanização, que atendem diferentes regiões e perfis de produção. Entre elas estão as cebolas Samurai, Cattena, Aquarius e Soberana, que se destacam pelo formato, coloração de casca, alto potencial produtivo e firmeza — características essenciais para um bom desempenho em colheita mecanizada.
Foto: DivulgaçãoVEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Óleos essenciais de plantas cultivadas na Amazônia combatem parasitas em tambaquis
há 2 minutos
Alta dos fosfatos pressionou o mercado internacional de fertilizantes e desafia os compradores na safra 2025/2026
há 18 minutos
Movimentação de contêineres no Porto de Santos registra recorde no 1º semestre
há 33 minutos
Importadora de suco de laranja dos EUA aciona Justiça contra tarifaço de Trump
há 33 minutos
Vitória: Governador se compromete a sancionar projeto contra moratória da soja no TO
há 47 minutos
Manejo de solo passa a fazer parte do Zoneamento de Risco Climático da soja
há 47 minutos
Vacinas contra gripe e covid reduzem risco de infarto e derrames, diz diretriz
há 52 minutos
Ballerina Farm e a Raça Jersey: escolhida para impulsionar um negócio multimilionário
há 1 hora
JBS cresce ‘de pai pra filho’, e Wesley Batista Filho, 33 anos, se prepara para assumir o comando
há 1 hora
Déficit de armazenagem no Paraná põe produção de grãos em risco
há 1 hora
Colheita de milho de inverno atinge 55,5% da área, avanço de 13,8 pp, diz Conab
há 2 horas
Planta usada como adubo vira ‘veneno’ e mata cavalos
há 2 horas
Crucial na reestruturação do produtor rural, entenda o que é stay period na RJ
há 2 horas
Boa oferta influencia em queda nos preços da maioria das hortaliças mais comercializadas no atacado
há 2 horas
Média do açúcar cristal sobe no spot paulista
há 2 horas
Em meio à baixa liquidez, indicadores do etanol têm novas quedas
há 2 horas
Com dólar em alta e safra menor, preços do trigo se sustentam no RS e PR
há 3 horas
Pasta do Desenvolvimento Agrário responde carta do MST que pedia reforma agrária
há 3 horas
Japão suspende importação de frango e produtos avícolas de Quixeramobim
há 3 horas
Dólar inicia a semana em queda e fecha a R$ 5,56
há 3 horas
PL cria estratégias para manter engajamento digital de Bolsonaro
há 3 horas
Boi gordo vai voltar a subir? Veja como as cotações da arroba abriram a semana
há 4 horas
Apontado como mandante da morte de Bruno e Dom, Colômbia vira réu
há 6 horas
Não há provas de risco de fuga de Bolsonaro, diz Fux
há 9 horas
Leia a íntegra do voto de Fux sobre restrições a Bolsonaro
há 9 horas
STF mantém por unanimidade tornozeleira e restrições a Bolsonaro
há 12 horas
Moraes ameaça prender Bolsonaro por descumprir ordem
há 15 horas
SP antecipa R$ 114 milhões de incentivo do SUS para prefeituras