• Sábado, 18 de outubro de 2025

Tarcísio nomeia 3 novos integrantes do Conselho Superior da Fapesp

Entre os indicados estão o CEO da Comgás, o presidente do Grupo Jacto e o reitor da USP; mandatos são de 6 anos.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nomeou 3 novos integrantes do Conselho Superior da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O decreto foi publicado na 2ª feira (13.out.2025)  no “Diário Oficial” do Estado. Leia a íntegra (PDF – 134 kB).

Os indicados terão mandatos de 6 anos:

Deixam o Conselho Superior: Pedro Passos, Mayana Zatz e Mozart Neves Ramos.

Felipe Ferreira Guimarães Figueiredo é CEO da Comgás –a maior distribuidora de gás natural encanado da América Latina. Antes da atual posição, desenvolveu uma trajetória de quase 14 anos na Raízen, empresa de energia que atua na produção de etanol, açúcar e na distribuição de combustíveis.

Possui mais de 20 anos de experiência em liderança estratégica, gestão de operações complexas e transformação de negócios nos setores de energia, óleo e gás, agroindústria e infraestrutura. É graduado em administração pelo Ibmec, com formação executiva pela University of Chicago Booth (Estados Unidos).

Franklim Shunjiro Nishimura é presidente do Conselho de Sócios e membro do Conselho de Administração do Grupo Jacto, empresa que atua em diversos segmentos do agronegócio. Preside o Conselho Curador da FSNT (Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia), voltada à educação e inovação para o agronegócio.

É integrante do Conselho Curador do Vale do Genoma de Guarapuava, um ecossistema de inovação focado em pesquisas de genômica e inteligência artificial para o desenvolvimento em áreas como saúde, agropecuária e meio ambiente. Também é presidente da Tridon Venture Capital e do CIAg (Conselho de Administração do Centro de Inovação do Agronegócio). É formado em administração pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com MBA pela George Fox University (Estados Unidos).

Carlos Gilberto Carlotti Junior é reitor da USP (Universidade de São Paulo) desde 2022. Na mesma instituição ocupou diversas posições administrativas acadêmicas, entre elas diretor clínico do FMRP-USP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), presidente do Comitê de Pós-Graduação da FMRP-USP, diretor da FMRP-USP e pró-reitor de Pós-Graduação. Formou-se em medicina pela FMRP-USP em 1983, onde também concluiu sua formação em neurocirurgia (1987) e obteve seus títulos de mestrado (1993) e doutorado (1998).

Com informações da Agência Fapesp.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: