• Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Tarcísio e Derrite mostram resultado "concreto e perene", diz Castro

Governador do Rio elogia segurança pública em SP em cerimônia na sede da Rota, tropa de elite da Polícia Militar paulista.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), elogiou nesta 2ª feira (01.dez.2025) a gestão de segurança pública de São Paulo durante solenidade que celebrou os 134 anos do 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar, conhecido como Rota. O evento também marcou a saída definitiva de Guilherme Derrite do comando da Secretaria de Segurança Pública paulista para manter o mandato na Câmara dos Deputados. Ele havia deixado o cargo temporariamente para relatar o projeto de lei antifacção. O texto, já aprovado pelos deputados, será analisado pelos senadores.

O evento na sede do batalhão da tropa de elite da Polícia Militar paulista teve a presença também do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos- PB).

Durante discurso, Castro estabeleceu um paralelo entre as forças especiais dos 2 Estados. “Tarcísio, Derrite, não dá pra falar de São Paulo sem falar da Rota, como não dá pra falar do Rio de Janeiro sem falar do Bope e o CORE [Coordenadoria de Recursos Especiais], disse o governador.

O chefe do Executivo do Rio destacou a eficácia das unidades de elite paulistas. “Tem um problema no Brasil? Chama alguém da Rota que a chance daquele problema se encerrar é grande”, afirmou.

Castro afirmou que “a operação Contenção devolveu ao cidadão de bem a esperança”, declarou.

O governador fluminense também alertou sobre a expansão internacional do Comando Vermelho. Segundo ele, a facção criminosa originária do Rio de Janeiro se expandiu para 8 países diferentes apenas em 2025.

Castro elogiou a parceria entre o governador paulista e o secretário, que agora deixa o cargo. “Essa dupla Tarcísio de Freitas e Guilherme Derrite tem demonstrado para o Brasil inteiro, com dados oficiais, uma política austera, mas dura contra o crime organizado”, afirmou.

Sobre o combate às organizações criminosas, o governador fluminense foi enfático: “O Brasil não tolerará mais barricadas, controle territorial e atividades econômicas capturadas pelas organizações narcoterroristas”.

Ao encerrar seu discurso, Castro pediu apoio à gestão paulista: “Valorize o governador de vocês, porque o estado de São Paulo tem um homem de bem, honrado e uma das cabeças mais preparadas para governar nesse Brasil”.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: