O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), almoçaram juntos nesta 5ª feira (10.jul.2025), em Brasília.
Um vídeo compartilhado pelo ex-chefe do Executivo nas redes sociais mostra ele e seu ex-ministro cumprimentando apoiadores em um restaurante da capital federal.
Assista (53s):
Essa é uma das primeiras aparições públicas de Bolsonaro desde que ele cancelou todos os compromissos de julho por questões de saúde.
O encontro dos 2 se dá 1 dia depois de Tarcísio criticar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela taxação de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
O governador afirmou que a gestão petista precisa agora fazer um “esforço diplomático para resolver a questão com maturidade política e visão de Estado, sem se esconder atrás de narrativas e sem responsabilizar quem não está no poder”.
A declaração foi criticada por governistas, que interpretaram o discurso como um gesto de apoio a Bolsonaro, um de seus principais aliados.
Durante um evento no metrô, na manhã desta 5ª feira (10.jul), Tarcísio reconheceu que a taxação também afetará a indústria paulista, mas voltou a pedir que o governo federal busque uma negociação com os Estados Unidos.