• Sexta-feira, 6 de junho de 2025

STF edita gravação de momento em que Gonet diz que fez “cagada”

Diferentemente do que foi visto na chamada original, o áudio da fala do procurador-geral da República ficou inaudível.

O STF (Supremo Tribunal Federal) editou a gravação de uma fala do procurador-geral da República, Paulo Gonet, feita em 23 de maio durante o depoimento das testemunhas do núcleo 1 da tentativa de golpe de Estado em 2022.

Ele havia deixado o microfone aberto e afirmado que fez “uma cagada” em relação à pergunta que direcionou ao ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo, que depôs como uma das testemunhas de defesa do almirante e ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

No vídeo do depoimento de Aldo Rebelo, divulgado pela Corte nesta 3ª feira (3.jun.2025), a fala de Gonet é abafada por sons que a tornam inaudível e incompreensível.

Assista (55s):

De acordo com a Folha de S. Paulo, a ordem da edição partiu do ministro Alexandre de Moraes.

Gonet havia perguntado a Rebelo se ele acredita que, sem o apoio do Exército, a Marinha seria capaz de dar um golpe sozinha.

“Sem o Exército, a Marinha poderia romper com a normalidade institucional, já que mencionou que a Marinha não tem a mesma capilaridade do Exército?”, perguntou o procurador-geral.

A defesa do almirante Almir Garnier, réu na ação penal que apura uma tentativa de golpe, criticou o teor da pergunta, que considerou ser opinativa.

O advogado Demóstenes Torres citou, por exemplo, que foi repreendido pelo ministro do Supremo Alexandre de Moraes minutos antes por ter feito um questionamento semelhante.

Moraes, então, pediu para que o procurador-geral fizesse a pergunta novamente. Sem perceber que o microfone ainda estava ligado, Gonet disse, com a mão sobre a boca: “Fiz uma cagada agora”.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: