• Quinta-feira, 11 de setembro de 2025

STF condena Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

1ª Turma do STF aplica condenações por tentativa de golpe e mantém delação premiada usada na denúncia da PGR.

Com o voto do ministro Cristiano Zanin, a 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), pela tentativa de golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022, vencidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Cid foi condenado por unanimidade pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito. Nos demais crimes (golpe de Estado, organização criminosa, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado), a condenação se deu por 4 votos a 1.

Todos os ministros da Turma votaram pela manutenção da delação premiada do tenente-coronel, usada como uma das bases da denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República). Eles rejeitaram a preliminar levantada pela defesa, observando que os próprios advogados de Cid confirmaram a voluntariedade da colaboração.

Esta reportagem receberá mais informações.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: