• Segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Sociedade de Neurocirurgia critica médico que comemorou morte de Kirk

Entidade manifesta apoio à decisão do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco de apurar a licença de Ricardo Barbosa.

A SBN (Sociedade Brasileira de Neurocirurgia) publicou no sábado (13.set.2025) uma nota de repúdio ao comentário feito pelo médico Ricardo Barbosa, que comemorou em publicação nas redes sociais a morte do ativista de direita Charlie Kirk. A entidade manifestou apoio à decisão do Cremepe (Conselho Regional de Medicina de Pernambuco) de apurar a licença do neurocirurgião.

“A SBN reafirma, de forma categórica, que não compactua com quaisquer atos que se afastem dos princípios fundamentais da medicina: o cuidado, a preservação da vida e o respeito incondicional à dignidade humana”, afirmou no comunicado.

Segundo a Sociedade de Neurocirurgia, “condutas em desacordo com esses valores representam grave afronta não apenas à ética médica, mas também ao juramento de Hipócrates, que norteia e inspira a prática” médica.

Leia abaixo a íntegra: 

 

O Cremepe já se pronunciou sobre o caso do neurocirurgião, informando que “será seguido o rito processual previsto para a devida apuração do caso e que todas as sindicâncias instauradas pela autarquia tramitam sob sigilo processual, a fim de preservar a lisura e a efetividade da investigação”.

O comentário do médico ganhou destaque depois de o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) começar a expor perfis de pessoas que comemoraram a morte de Kirk e a pressionar empresas a demiti-las.

Eis o que escreveu Ricardo Barbosa em publicação no Instagram: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”. O perfil do médico na rede social foi excluído.

A clínica onde o médico trabalhava, Recife Day Clinic, anunciou que o profissional “foi banido definitivamente das atividades” da empresa.

Já a Unimed Recife comunicou no sábado (13.set) que analisará o caso “com a máxima brevidade, em reunião extraordinária do Conselho de Administração”.

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, afirmou no sábado (13.set) que ordenou “pessoalmente” a revogação do visto do neurocirurgião brasileiro.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: