Pedro Rousseff (PT-MG), vereador de Belo Horizonte e sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff, publicou montagem com foto de Jair Bolsonaro (PL) em prisão domiciliar sugerindo o uso do “VAR” para prisão do ex-presidente nesta 5ª feira (28.ago.2025).
A imagem original, feita pela fotógrafa Gabriela Biló para o jornal Folha de S.Paulo na 4ª feira (27.ago.2025), mostra o ex-presidente no portão de sua casa, com os pés no limite entre o portão e a calçada pública. Na montagem do vereador, aparece o marcador “VAR”, em referência ao Árbitro Assistente de Vídeo do futebol, sobreposto à foto.
“Chama o VAR. Já pode prender, Xandão!!”, escreveu na legenda Pedro Rousseff, referindo-se ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A prisão domiciliar foi determinada por Moraes no dia 4 de agosto, depois de Bolsonaro descumprir medidas cautelares anteriores. O ex-presidente participou indiretamente de uma manifestação no Rio de Janeiro em 3 de agosto, quando seu filho Flávio Bolsonaro (PL-RJ) o colocou no viva-voz durante o ato. As restrições atuais incluem proibição total de sair de casa.
A postagem do vereador repercutiu nas redes sociais, com reações que variam entre apoio e críticas ao conteúdo da imagem.