• Terça-feira, 4 de novembro de 2025

Silvio Costa Filho agradece apoio de Lula à candidatura ao Senado

Ministro dos Portos e Aeroportos é do Republicanos, partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), agradeceu publicamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo apoio à sua pré-candidatura ao Senado em 2026. As declarações foram feitas nesta 3ª feira (4.nov.2025) em entrevista ao “Bom Dia, Ministro”, da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

“Quero ter o privilégio de ser candidato ao Senado e quero publicamente agradecer o apoio e a confiança do presidente Lula à nossa pré-candidatura ao Senado em 2026. Eu aprendi na vida que gratidão se retribui com gratidão. Se o povo de Pernambuco nos der o privilégio de ser senador da República, vamos trabalhar muito por Pernambuco, mas muito pelo Brasil”, disse o ministro, que é deputado licenciado.

Silvio Costa Filho é do mesmo partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, citado como um dos possíveis candidatos à Presidência contra Lula, que tentará a reeleição.

Em 22 de outubro, em entrevista a jornalistas, Costa Filho havia reforçado sua intenção a concorrer ao Senado. Na ocasião, no entanto, havia sinalizado que a candidatura dependia ainda de alinhamentos com aliados, inclusive com o governo federal.

“Nosso projeto é disputar o Senado em 2026, mas uma eleição não depende apenas de um desejo pessoal, mas sim de um conjunto de fatores”, afirmou. Perguntando se abriria mão de concorrer a pedido de Lula, ele disse que conversaria com o presidente no momento adequado.

Silvio Costa também falou sobre a proposta que tramita no Congresso que assegura aos passageiros o direito de transportar gratuitamente uma mala de mão de até 12 kg, 1 item pessoal e uma bagagem despachada de até 23 kg em voos nacionais. O PL (projeto de lei) nº 5.041, de 2025, foi aprovado na Câmara em 28 de outubro e seguiu para o Senado.

“Defendo que não haja cobrança no preço da bagagem, porque a gente já paga um custo alto na passagem”, disse o ministro. Ele disse considerar importante, no entanto, que o debate no Congresso sobre a isenção das taxas de bagagem se restrinja aos voos domésticos.

“Caso o Congresso aprove uma não cobrança de taxas em voos internacionais, isso pode afastar companhias aéreas internacionais que operam cobrando bagagens”, disse.

Ele afirmou que o governo Lula deve fazer investimentos para reduzir o custo das empresas aéreas, contribuindo, assim, para uma possível redução no preço das passagens. Mas rejeitou qualquer intervenção mais direta nas companhias.

“Não podemos chegar dentro de uma empresa aérea dizendo: ‘Olha, quero que a passagem baixe ou quero tabelar o preço da passagem’. Por quê? Porque nós temos de respeitar as empresas aéreas, porque elas operam no livre mercado”, disse.

O ministro também celebrou os números do setor do turismo no Brasil. Segundo dados apresentados por ele durante o programa, 2025 tem sido “o melhor ano da história do turismo brasileiro, e consequentemente, o melhor momento no volume de passageiros do país”.

Silvio Costa afirmou que o número de passageiros aumentou de 98 milhões de passageiros aéreos em 2022 para 128 milhões em 2025. “Nossa expectativa é chegar ao fim deste ano a 130 milhões”, declarou.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: