• Sábado, 2 de agosto de 2025

Sempre estivemos abertos ao diálogo, diz Lula após fala de Trump

Presidente declarou que governo trabalha para proteger a economia; norte-americano afirmou que o petista pode ligar “quando quiser”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 6ª feira (1º.ago.2025) que o Brasil sempre esteve “aberto ao diálogo”. A declaração se dá depois de o presidente dos EUA (Estados Unidos), Donald Trump (republicano), dizer que o petista pode ligar para ele “quando quiser” para tratar sobre as tarifas comerciais impostas ao Brasil.

“Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano”, escreveu Lula em sua página do X (ex-Twitter).

Trump voltou à Casa Branca em 20 de janeiro de 2025. Desde então, Lula nunca conversou com o republicano. O diálogo inexiste. O chanceler Mauro Vieira se encontrou pela 1ª vez com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, na 4ª feira (30.jul).

O governo Lula ainda não fez um pedido formal à Casa Branca para uma reunião de alto nível com Trump, mas espera que ele abra um diálogo com o Brasil sobre as tarifas. Interpreta que cabe aos norte-americanos tomar a iniciativa de uma conversa com o petista.

Segundo apurou o Poder360, o Itamaraty ainda estuda se a declaração do norte-americano representa um gesto de abertura para o diálogo. O problema é que um telefonema entre chefes de Estado requer uma preparação muito cuidadosa.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: