Deputados brasileiros participaram, nesta 6ª feira (1º.ago.2025), do 2º Congresso Pan-Americano, realizado na Cidade do México. O evento, que vai até 3 de agosto, reúne legisladores de 11 países das Américas para discutir temas como democracia e soberania.
O Congresso foi criado como uma contraposição a fóruns conservadores como a CPAC, organizado pela direita internacional. Personalidades influentes no campo, como o presidente da Argentina, Javier Milei, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), frequentam tais congressos.
O encontro é realizado dias depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Repúblicano), anunciar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e adiar a tarifa de 30% sobre produtos mexicanos.
A comitiva brasileira é liderada pela deputada Ana Pimentel (PT-MG) e inclui o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), além de outros 7 congressistas.
Além dos debates sobre soberania das Américas, fortalecimento do continente e igualdade de gênero, os deputados brasileiros tiveram um compromisso com a presidente do México, Claudia Scheinbaum, que abordou o processo de construção da política popular do país ao longo do tempo.
Nas redes sociais, Talíria Petrone compartilhou o que disse ser “a emoção de ouvir uma mulher que está fazendo história no país e enfrentando com brilhantismo os desmandos de Trump”.