O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 6ª feira (29.ago.2025) que “um deputado” teria feito campanha de mentiras contra uma proposta da Receita Federal destinada a reforçar mecanismos de combate ao crime organizado. A declaração foi dada em entrevista à Rádio Itatiaia, em Belo Horizonte, durante agenda oficial.
Sem citar nomes, a fala fez referência ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que já se posicionou contra mudanças em regras de fiscalização financeira. “Agora está provado que o que ele estava fazendo era defender o crime organizado. E nós não vamos dar trégua”, disse Lula.
O presidente vinculou o episódio à megaoperação da Polícia Federal contra esquemas de lavagem de dinheiro ligados ao PCC. Lula classificou a ação como “a mais importante da história de 525 anos do Brasil” e disse que a partir de agora as investigações devem mirar também os financiadores e articuladores políticos.
Segundo ele, o crime organizado hoje é “uma multinacional” com presença em diversos setores. “Está na política, no futebol, na Justiça e no mercado internacional. Nós vamos mostrar a cara de quem faz parte disso”, declarou.
Lula deu entrevista ao lado da ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo; do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Lula afirmou ainda que a ofensiva da PF fortalece o debate da chamada PEC da Segurança, que busca ampliar a cooperação entre União e Estados para melhorar a atuação policial.