A entrou em campo, na noite desta terça-feira (9/9), pelas . Já classificado para a principal competição futebolística do planeta, o Brasil cravou uma marca negativa em sua história .
Leia também
Desde que as Eliminatórias da na América do Sul passaram a ser em pontos corridos envolvendo todas as seleções do continente, a Seleção Brasileira jamais teve menos de nove vitórias ao fim do torneio.
Porém, após o apito final no Estádio Municipal de El Alto, o Brasil terminou a qualificatória com apenas 8 triunfos, ou seja, alcançou a pior marca da Seleção na história das Eliminatórias. A Amarelinha necessitava de uma vitória simples para não alcançar a marca negativa.
O Brasil somou 28 pontos, quatro empates e seis derrotas, finalizando o ciclo na 5ª posição.

3 imagens


Fechar modal.

![]()
1 de 3 Miguelito comemorando gol em cima do Brasil Buda Mendes/Getty Images
![]()
2 de 3 Bolívia e Brasil se enfrentaram pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Buda Mendes/Getty Images
![]()
3 de 3 Bolívia e Brasil se enfrentaram pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Buda Mendes/Getty Images
Com o resultado abaixo do esperado, o Brasil contou com três treinadores durante a disputa do certame. A Seleção iniciou a campanha nas Eliminatórias com Fernando Diniz. Porém, o comandante foi demitido após derrota para no 1º turno por 1 x 0.
Depois, a acertou com Dorival Júnior, que também não permaneceu por muito tempo no comando da Seleção. E novamente os hermanos foram os responsáveis por mais uma demissão de treinador no Brasil, após a goleada por 4 x 1.
Brasil sofreu em 2002
Anteriormente, a pior campanha da Seleção Brasileira na qualificatória são para as copas de 2002, 2006 e 2010, quando o Brasil venceu apenas nove vezes. Entre elas, a eliminatória para a Copa do Mundo de 2002 teve o pior aproveitamento.
Em 18 partidas disputadas, o Brasil venceu 9 vezes, empatou 3 e foi derrotado em 6 oportunidades, com um aproveitamento de 55,6%. A Amarelinha terminou na 3ª colocação das Eliminatórias, com 30 pontos.
Já a melhor campanha foi para a Copa de 2022. Com um aproveitamento de 88,2%, a Seleção Brasileira terminou de forma invicta: 14 vitórias e 3 empates.