O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que setores da economia americana, principalmente o imobiliário, enfrentam recessão por causa das altas taxas de juros. Bessent defendeu que o Fed (Federal Reserve) deve acelerar a redução das taxas de juros no país.
“Acho que estamos em boa forma, mas acho que há setores da economia que estão em recessão. E o Fed causou muitos problemas distributivos com suas políticas”, disse neste domingo (2.nov.2025) em entrevista à CNN.
Assista ao trecho:
Segundo o secretário, os consumidores de baixa renda são os mais prejudicados pela situação atual, já que acumulam dívidas sem ter ativos. Para ele, esse é um momento econômico de transição.
As críticas de Bessent ao Fed foram feitas depois de o presidente da instituição, Jerome Powell, indicar que o banco central norte-americano pode não realizar novos cortes nas taxas em dezembro.
Em 29 de outubro, o Fed reduziu o intervalo das taxas de juros em 0,25 pontos percentuais. A decisão não foi apoiada por 2 dos 12 integrantes da diretoria da autoridade monetária. Um deles foi Stephen Miran, indicado pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano).
Além disso, Bessent disse que os cortes nos gastos governamentais implementados pela administração Trump reduziram a relação entre deficit e PIB (Produto Interno Bruto) de 6,4% para 5,9%, o que deveria contribuir para a queda da inflação.
“Se estamos contraindo gastos, então eu pensaria que a inflação estaria caindo. Se a inflação está caindo, então o Fed deveria estar cortando as taxas”, declarou o secretário do Tesouro.





