Indianos iniciaram campanhas de boicote contra marcas norte-americanas depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), impôs tarifas de 50% sobre produtos da Índia. A medida foi adotada por conta das importações de petróleo russo por parte de Nova Delhi.
Entre as empresas alvo das ações estão:
A imposição das tarifas desencadeou forte reação entre líderes empresariais e apoiadores do primeiro-ministro Narendra Modi (Partido Bharatiya Janata, direita), que passaram a promover campanhas pedindo que consumidores indianos priorizem marcas nacionais.
O cofundador da Wow Skin Science, Manish Chowdhary, publicou no LinkedIn um vídeo pedindo apoio a agricultores e startups indianas. Ele ressaltou a importância de projetar o selo “Made in India” no mercado internacional, citando o exemplo da Coreia do Sul nos setores de alimentos e beleza.
“Fizemos fila para comprar produtos que vêm de milhares de quilômetros, gastamos com orgulho em marcas estrangeiras, enquanto nossos próprios fabricantes lutam para ter visibilidade no próprio país”, disse no vídeo.
O primeiro-ministro também endossou o discurso da autossuficiência. De acordo com a Reuters, em um encontro no domingo (10.ago.2025), em Bengaluru, Modi fez um “apelo especial” para que empresas indianas priorizem as necessidades internas.
“Nossas companhias de tecnologia já desenvolvem produtos para o mundo, mas agora é hora de colocarmos a Índia em primeiro lugar”, disse o primeiro-ministro.