O chefe do Estado-Maior das IDF (Forças de Defesa de Israel), general Eyal Zamir, aprovou nesta 4ª feira (13.ago.2025) o plano para as próximas fases da ofensiva na Faixa de Gaza. A decisão se dá uma semana depois de o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu (Likud, direita) e o gabinete de segurança autorizarem a ocupação da Cidade de Gaza para “desmilitarizar” o território e retirar o Hamas do poder.
Segundo o porta-voz militar, Zamir validou “a estrutura principal do plano operacional” e apresentou as ações já realizadas, incluindo o ataque iniciado na 3ª feira (12.ago) na região de Zeitoun. As informações são da ABC News.
As IDF pretendem avançar sobre áreas onde suspeitam que o Hamas mantém reféns. Israel afirma que 20 pessoas seguem vivas sob controle do grupo e que o Hamas retém os corpos de outros 30 mortos.
O governo israelense não divulgou a data nem a duração da ocupação da Cidade de Gaza. Netanyahu estabeleceu 5 objetivos para encerrar o conflito:
Além disso, nesta 4ª feita (13.ago), as FDI afirmaram que Zamir discutiu sobre a situação estratégica e a cooperação militar com o presidente do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, general Dan Caine, e com o novo comandante do Comando Central, almirante Brad Cooper.
Zamir teria dado parabéns a Cooper pela posse e afirmou que Israel seguirá fortalecendo os laços militares com os Estados Unidos para reforçar a estabilidade regional.