• Quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Safra brasileira 2025/26 de algodão tem área reduzida para 1,44 milhão de ha e consumo doméstico cai

A área no Brasil para o ciclo que está por vir deve ser de 2,04 milhões de hectares, redução de 3,5% em comparação com a safra 2024/25.

A área no Brasil para o ciclo que está por vir deve ser de 2,04 milhões de hectares, redução de 3,5% em comparação com a safra 2024/25. A safra brasileira 2025/26 de algodão deve ter redução na área plantada, de acordo com levantamento da StoneX, empresa global de serviços financeiros. Ao todo, a área no Brasil para o ciclo que está por vir deve ser de 2,04 milhões de hectares, redução de 3,5% em comparação com a safra 2024/25. Segundo o analista de Inteligência de Mercado da StoneX, Raphael Bulascoschi, produtores mato-grossenses projetam uma redução mais acentuada, com área de 1,44 milhão de hectares — queda de 75 mil hectares. “Considerando uma produtividade dentro da tendência, a produção deve alcançar 3,7 milhões de toneladas no ano que vem, representando um recuo de 4,3% frente à safra atual”, destaca Bulascoschi.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Duas cultivares da Embrapa são resistentes à mais grave doença mundial das bananeiras
    Duas cultivares da Embrapa são resistentes à mais grave doença mundial das bananeiras
    O cenário é diferente ao olhar para a safra 2024/25, em que a produção recorde de 3,9 milhões de toneladas da pluma deve se confirmar. “Ainda assim, o excesso de umidade registrado em agosto pode ter comprometido a qualidade da pluma remanescente em Mato Grosso, fator que seguirá no radar do mercado brasileiro de algodão nas próximas semanas”, afirma o analista. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Embarques lentos e consumo doméstico em queda De acordo com o levantamento, os embarques de algodão têm registrado ritmo mais lento nas últimas semanas. Apesar disso, a projeção de exportações para 2025 permanece em 2,9 milhões de toneladas, com expectativa de maior intensidade nos embarques no quarto quadrimestre. No recorte de consumo doméstico, a StoneX revisou para baixo a estimativa para a safra 2025/26, agora em 685 mil toneladas (-35 mil t). O cenário reflete o baixo dinamismo do setor têxtil brasileiro, pressionado pelo ambiente macroeconômico adverso. “Apesar disso, a redução na produção mais do que compensou o ajuste no consumo interno, resultando em estoques finais menos folgados para o próximo ciclo, projetados em 3,08 milhões de toneladas de pluma”, conclui o analista. Fonte: StoneX VEJA TAMBÉM:
  • São Geraldo do Araguaia (PA) divulga resultados da sétima etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade
  • Arco bate marca dos últimos 15 anos em inscritos para a 48ª Expointer
  • Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,86%
  • ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: