O Gabinete de Apoio à Segurança Pública de Rondonópolis recebeu nesta quarta-feira (22) um lote de equipamentos, dentre câmeras, nobreaks e switch que vão integrar o sistema de videomonitoramento eletrônico da cidade. Os dispositivos foram cedidos pelo governo do Estado, por meio do programa Vigia Mais MT criado para combater a criminalidade.
No carregamento, vieram aproximadamente 160 câmeras, sendo câmeras fixas, do tipo OCR/LPR – capazes de fazer o reconhecimento facial e também a leitura de placas e ainda do tipo speed dome que tem alto desempenho, capazes de realizar movimentos horizontais em 360 graus, verticais e com zoom óptico.
Os novos equipamentos devem começar a ser instalados já na próxima semana, conforme informou o coordenador do Gasp, Carlos Guinancio. As novas câmeras serão colocadas em locais onde os equipamentos foram furtados ou danificados e também aumentar as regiões de cobertura do sistema de monitoramento já existente na cidade.
“Desde o final de 2024 até o primeiro trimestre de 2025, Rondonópolis sofreu vários furtos e muitos equipamentos foram quebrados. Por isso nós solicitamos ao governo do estado novas câmeras para manter a eficiência do sistema e manter a segurança da população”, explicou Guinancio.
Com esse novo lote de equipamentos, o sistema terá maior alcance da área de abrangência, garantindo a cobertura de videomonitoramento dos pontos críticos da cidade.





