Rejuvenescimento: veja alimentos que turbinam a produção de colágeno
O colágeno é uma proteína essencial para manter a firmeza da pele e o bom funcionamento do organismo. Saiba como obtê-lo na alimentação
Fazer a ingestão adequada de nutrientes essenciais e manter hábitos saudáveis é fundamental para manter a produção de níveis adequados de uma
O colágeno, conhecido por seu papel fundamental para manter a firmeza da pele, também está a Por isso, é sempre apontado como um aliado no combate ao envelhecimento.
Produzido naturalmente pelo corpo, o colágeno depende de nutrientes como vitamina C e zinco para ser sintetizado. A partir dos 30 anos de idade, porém, a produção começa a diminuir, levando ao surgimento de linhas de expressão, rugas e ao enfraquecimento dos tecidos.
“É pela alimentação que se obtêm os nutrientes necessários para sintetizar colágeno. Uma dieta balanceada ajuda a manter os níveis da substância, enquanto uma alimentação deficiente pode comprometer a produção, levando ao envelhecimento precoce, fragilidade dos tecidos e problemas articulares”, explica a nutróloga Jennifer Emerick, de Brasília.
Além da dieta, outros fatores influenciam na produção da proteína: sono regular, prática de atividades físicas e evitar hábitos prejudiciais — como fumar —, permitindo assim que o corpo consiga aproveitar melhor os nutrientes obtidos na alimentação.
Alimentos que turbinam a produção de colágeno
Entre os alimentos que mais contribuem para a produção de colágeno, destacam-se as ossadas e cartilagens de animais, em especial pés e pescoço de frango.
Eles não apenas fornecem aminoácidos essenciais para a produção de colágeno no organismo, como também oferecem a proteína em uma forma prontamente disponível, sendo uma alternativa eficiente à suplementação.
Outra opção é o mocotó, proteína cartilaginosa que une a pata e a canela do boi, rica em colágeno natural. O caldo de ossos também é uma excelente fonte.
“Ele contém colágeno natural proveniente das cartilagens e ossos de animais, além de ser uma boa fonte de aminoácidos necessários para a produção da proteína no corpo”, afirma Jennifer.
Carnes brancas, como frango e peixe, também são ricas em glicina e prolina, aminoácidos fundamentais para a formação do colágeno no organismo.
Importância das frutas
Para ter uma boa produção de colágeno, é fundamental , como acerola, caju, laranja e kiwi.
“Consumir alimentos ricos em vitamina C potencializa os efeitos dos suplementos e da produção natural de colágeno com base na alimentação”, indica a dermatologista Fátima Tubini, de Guarulhos (SP).
Além disso, frutas vermelhas e roxas, como amora, morango e açaí, são ricas em polifenóis e podem ajudar ao fornecer antioxidantes ao organismo que neutralizam os radicais livres e ajudam a preservar a proteína que produzida naturalmente no corpo.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Por: Metrópoles