SP chega a 5 mortes por febre amarela em 2025. Veja como se prevenir
Ministério da Saúde alerta viajantes para locais de risco e recomenda vacinação preventiva contra a infecção
São Paulo confirmou a quinta morte por febre amarela em 2025. A vítima é um homem de 27 anos, morador da zona rural de Amparo, cidade a 133 km da capital paulista, conforme informou o Departamento Regional de Saúde do município.
As outras ocorreram em Socorro, onde morreram uma mulher de 25 anos e dois homens, de 21 e 71 anos, e em Santo André, onde uma mulher de 62 anos faleceu após visitar a cidade de Tuiuti no final de 2024. Nenhuma das vítimas estava vacinada.
No total, o estado contabiliza nove casos da doença neste ano: quatro em Socorro, dois em Joanópolis, um em Tuiuti, um com local de infecção ainda sob investigação e um caso importado de Itapeva (MG).
Quatro estados em alerta
O Ministério da Saúde registrou a presença do vírus em 15 cidades brasileiras, sendo 11 delas em São Paulo, três em Minas Gerais, uma em Roraima e uma no Tocantins.
Diante do avanço da doença, a pasta emitiu um alerta aos estados, recomendando a intensificação das ações de vigilância e imunização nas áreas de risco.
Como se prevenir contra a febre amarela
A transmissão do vírus da febre amarela ocorre pela picada de mosquitos silvestres infectados, tornando essencial o uso de repelentes e roupas que protejam a pele, além da vacinação.
O Ministério da Saúde ressaltou na nota a para quem pretende viajar para regiões com transmissão ativa da doença, especialmente com a proximidade do Carnaval. A vacina deve ser aplicada, no mínimo, dez dias antes da viagem.
A vacina está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Para adultos, a dose é única e válida por toda a vida. Crianças devem receber duas doses: aos 9 meses de vida e aos 4 anos.
Pessoas acima de 60 anos devem ser avaliadas por um médico antes da aplicação. As pessoas que tomaram a dose fracionada em 2018 devem procurar um posto de saúde para realizar a revacinação.
Sintomas da febre amarela
Os sintomas iniciais da doença incluem:
Febre súbita;
Calafrios;
Dores no corpo;
Náuseas;
Vômitos;
Cansaço e fraqueza.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Por: Metrópoles