• Sábado, 28 de fevereiro de 2026

Radiohead pede que ICE apague vídeo com música da banda

A banda Radiohead solicita a remoção de um vídeo do ICE que utiliza sua música "Let Down" sem autorização. Leia no Poder.

A banda de rock alternativo britânica Radiohead solicitou que o ICE (Immigration and Customs Enforcement), serviço de imigração dos Estados Unidos, remova de seus canais digitais um vídeo promocional que utiliza a música “Let Down” sem a devida autorização.

A faixa foi usada em um vídeo publicado no dia 18 de fevereiro nos perfis do ICE no Instagram e no X. Usuários e fãs da banda alertaram sobre o uso indevido. O perfil do músico Thom Yorke, vocalista do Radiohead, foi marcado na publicação.

De acordo com a agência Reuters, o Radiohead enviou uma notificação formal depois de identificar o uso da obra. À imprensa, a banda disse que exige a remoção, o que não havia acontecido até a publicação desta reportagem.

“Exigimos que os amadores no controle da conta de mídia social da ICE removam o vídeo. Não tem graça, essa música significa muito para nós e para outras pessoas, e vocês não vão se apropriar dela sem uma briga”, disse a banda em comunicado.

A canção “Let Down”, do álbum “OK Computer”, lançado em 1997, foi utilizada como trilha sonora para ilustrar uma peça de comunicação de 40 segundos. As imagens mostram pessoas que, segundo o ICE, foram beneficiadas pelo trabalho da agência. Veja.

O episódio se dá em um momento em que o ICE sofre uma série de críticas de defensores dos direitos humanos e artistas, como o rapper porto-riquenho Bad Bunny. Ao menos 8 pessoas já foram mortas por agentes do serviço em 2026. Os casos mais conhecidos são os de Alex Jeffrey Pretti e Renee Good, baleados por agentes do ICE. A Reuters afirma que 30 pessoas morreram sob custódia da agência em 2025.

Mesmo tendo sido lançada há 28 anos, a faixa “Let Down” se tornou conhecida pela geração devido ao seu compartilhamento no Tik Tok. A faixa fala de desilusões, vazio emocional e falta de pertencimento à sociedade, temas recorrentes na obra do Radiohead.

Ouça a faixa (4min59s):

Por: Poder360

Artigos Relacionados: