O , afirmou nesta sexta-feira (22/8), durante visita à cidade de Sarov, na região de Nizhny Novgorod, que a Rússia espera . Ele descreveu ainda seu encontro recente com Donald Trump no Alasca como “muito bom” e disse que o retorno do republicano à Casa Branca trouxe uma “luz no fim do túnel” para os vínculos bilaterais.
Segundo o líder do Kremlin, as agências governamentais de ambos os países continuam mantendo contato como seguimento da cúpula realizada no Alasca.
““, declarou.
Putin também enfatizou a importância de preservar a soberania nacional, afirmando que, sem ela, o país deixaria de existir.
Além disso, o russo confirmou que Rússia e EUA discutem opções de cooperação e trabalho conjunto, com foco em manter canais diplomáticos abertos e efetivos.
A cidade de Sarov, conhecida como Arzamas-16 durante a era soviética, permanece fechada a estrangeiros.
Leia também
Contexto da relação Trump-Putin
A relação entre Donald Trump e Vladimir Putin é marcada por constantes altos e baixos.
Enquanto Trump se apresenta como mediador de conflitos, Putin mantém, há três anos, a guerra na Ucrânia. .
O republicano chegou a ameaçar taxar em 100% produtos russos caso Moscou não aceite um cessar-fogo, aplicando tarifas pesadas sobre países que compram petróleo da Rússia, incluindo Índia e potencialmente Brasil, considerados por Trump como obstáculos à sua política internacional.

5 imagens




Fechar modal.

![]()
1 de 5 Anna Moneymaker/Getty Images
![]()
2 de 5 Anna Moneymaker/Getty Images
![]()
3 de 5 Putin e Trump no Alasca em agosto de 2025 Andrew Harnik/Getty Images
![]()
4 de 5 Putin e Trump se cumprimentam Andrew Harnik/Getty Images
![]()
5 de 5 Encontro entre Trump e Putin teve várias pautas Andrew Harnik/Getty Images
“Em busca da paz”
Seis meses após o tenso encontro com Trump, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, retornou à Casa Branca em na segunda-feira (18/8). A reunião contou com líderes europeus e teve como objetivo discutir garantias de segurança para a Ucrânia e preparar terreno para uma cúpula trilateral envolvendo os três presidentes.
O Kremlin confirmou o contato, elogiando a hospitalidade e os esforços do presidente norte-americano.
Segundo a Casa Branca, o encontro bilateral entre Putin e Zelensky, intermediado por Donald Trump, pode ocorrer dentro de duas semanas.