O PT (Partido dos Trabalhadores) publicou nesta 6ª feira (22.ago.2025) um documento intitulado “Derrotar a Extrema Direita e Avançar na Construção de um Novo Brasil”. O texto aborda temas da conjuntura nacional e internacional, com críticas às tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano) e defesa da causa palestina.
O partido classificou como “agressiva, unilateral e hostil” a decisão de Trump de impor uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros. Segundo a sigla, a medida tem “motivação política explícita”, já que o republicano condicionou a suspensão da tarifa à interrupção do julgamento de Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe em 2022.
O PT avalia que se trata de uma “ingerência direta nos assuntos internos do Brasil” e de um ataque à soberania nacional. A legenda também defende que o país diversifique suas parcerias comerciais, priorizando BRICS, América Latina, África e União Europeia. Leia a íntegra do documento (PDF – 899 kB).
A sigla também condena o “genocídio do povo palestino” e a “anexação permanente” pregada por ministros do governo de Israel. Pede a retirada imediata das tropas israelenses de Gaza, o fim da violência contra civis e o “imediato reconhecimento do Estado Palestino pela comunidade internacional”. Também critica a “inação da ONU frente aos crimes cometidos”.
A resolução reafirma a defesa de uma política externa soberana, que “não aceita tutela”, resista a pressões externas e mantenha compromisso com os direitos humanos e a paz mundial.