• Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Premiê espanhol defende regularização de 500 mil imigrantes

Primeiro-ministro Pedro Sanchez rebate críticas e afirma que a medida reafirma dignidade e justiça social. Leia mai no Poder360.

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez (Partido Socialista Operário Espanhol, esquerda), rebateu críticas aos planos de regularizar a situação de 500 mil imigrantes sem documentação e solicitantes de asilo no país. Ele afirmou que a Espanha estava escolhendo o caminho da “dignidade, da comunidade e da justiça“.

Alguns dizem que fomos longe demais, que estamos indo contra a corrente, mas eu gostaria de perguntar: quando o reconhecimento de direitos se tornou algo radical? Quando a empatia se tornou algo excepcional?”, afirmou Sanchez em um vídeo compartilhado no X. Na publicação, o Ministro fala em inglês, com legendas em espanhol.

A medida surge dias após o Governo da Espanha ter aprovado um decreto que, segundo Sanchez, regulariza a situação de meio milhão de pessoas. A iniciativa deve entrar em vigor em Abril e ganhou destaque mundial por rejeitar a crescente de políticas anti-imigração de grande parte da Europa e dos EUA.

O decreto surge de uma iniciativa cidadã, assinada por mais de 700 mil pessoas e apoiada por grande parte da Igreja Católica e cerca de 900 organizações sociais, apresentada ao parlamento em 2024. 

Meio milhão de pessoas com quem convivemos diariamente, no mercado, no ônibus, na escola dos nossos filhos. Pessoas que cuidam dos nossos pais, que trabalham no campo, que construíram, lado a lado conosco, o progresso do nosso país”, disse o primeiro-ministro espanhol. 

 

Por: Poder360

Artigos Relacionados: