• Quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Prefeitura de Amapá apaga vídeo com versões de IA de Virginia e Vini Jr

Nas imagens criadas com "deepfake", o casal aparece anunciando o pagamento de salário no município de Amapá.

Depois de sofrer críticas pelas redes sociais, a prefeitura de Amapá (AP) excluiu um vídeo que mostrava versões alteradas digitalmente de Virginia Fonseca e Vini Jr divulgando uma ação do governo municipal. As cenas foram produzidas com deepfake, técnica de inteligência artificial que imita rostos e vozes de pessoas reais.

No vídeo, simulações da influenciadora e do jogador afirmam que “o salário já está na conta”, em referência ao pagamento de outubro feito pela prefeitura. “A prefeitura de Amapá me mandou informar que o salário já está na conta, pagamento referente ao mês de outubro”, diz a versão de Virginia criada com IA. 

Em seguida, Vini Jr acrescenta: “Compromisso e responsabilidade com o povo”. O vídeo é finalizado com a divulgação do novo lançamento musical do cantor sertanejo Zé Felipe, ex-marido de Virginia.

Usando IA do casal Vini Jr. e Virgínia, prefeitura do município de Amapá-AP anuncia pagamento dos servidores. pic.twitter.com/rrtjP7QAtA

— TUCUJEI (@tucujeei) November 4, 2025

A publicação gerou repercussão negativa por usar a imagem das personalidades sem autorização, levantando discussões sobre ética no uso de tecnologias de deepfake em campanhas publicitárias. Virginia e Vini Junior ainda não se posicionaram sobre o tema.

Apesar da exclusão da publicação oficial, o vídeo editado e publicado sem consentimento continua circulando nas redes sociais, especialmente na plataforma X.

Embora mecanismos de proteção à imagem sejam abarcados na legislação brasileira, o país ainda não possui normas que regulamente o uso de inteligência artificial pela população. 

 

Por: Poder360

Artigos Relacionados: