A democrata Abigail Spanberger venceu a eleição para o governo da Virgínia, nos Estados Unidos, com 57,5% dos votos, tornando-se a 1ª mulher a ocupar o cargo na história do Estado norte-americano. As informações são do jornal digital Politico.
Em sua campanha, Spanberger concentrou-se na questão da acessibilidade e na redução de custos para os moradores da Virgínia em meio ao shutdown mais longo da história dos EUA, bem como às tentativas do presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), de reformular o governo federal.
“Enviamos uma mensagem para o mundo inteiro de que, em 2025, a Virgínia escolheu o pragmatismo em vez do partidarismo. Escolhemos o bem-estar do nosso Estado em vez do caos”, disse Spanberger a apoiadores, depois do anúncio de sua vitória.
“Vocês escolheram uma liderança que se concentrará incansavelmente no que mais importa: reduzir os custos, manter nossas comunidades seguras e fortalecer nossa economia para todos os moradores de Virgínia”, declarou. “Esta noite viramos a página, (…) agindo com dignidade e determinação”, afirmou.
Spanberger trabalhou como agente da CIA (Agência Central de Inteligência) antes de ser eleita para o Congresso, onde teve um histórico de votação bipartidária e criticou outros democratas por posições progressistas, como o corte de verbas para a polícia. Ela conquistou o apoio da Associação Beneficente da Polícia da Virgínia, um grupo que não apoia um democrata para governador há mais de uma década, além de republicanos conhecidos, como a ex-deputada federal Barbara Comstock.
Em Nova Jersey, a deputada federal Mikie Sherrill derrotou o republicano Jack Ciattarelli e vai suceder o também democrata Phil Murphy. É a 1ª vez desde os anos 1960 que o Estado elege governadores do mesmo partido por 3 mandatos consecutivos.
Leia mais:





