Os preços do petróleo voltaram a disparar na abertura do mercado neste domingo (19) em meio à escalada das tensões entre Estados Unidos e Irã.
Por volta das 20h30 no horário de Brasília, o preço do WTI subiu 8,04% para 90,59 dólares e o Brent do Mar do Norte, referência mundial, subiu 6,88% para 96,60 dólares.
A alta nos preços tem a ver com o impasse no estreito de Ormuz, rota chave para o trânsito de petróleo e gás, que esteve praticamente fechado desde o início da guerra.
Donald Trump afirmou que os Estados Unidos interceptaram e atacaram um navio cargueiro iraniano no Golfo de Omã. De acordo com o presidente, a embarcação teria tentado romper um bloqueio naval imposto pelas forças norte-americanas.
“Neste momento, fuzileiros navais dos EUA estão com a custódia da embarcação. O TOUSKA está sob sanções do Departamento do Tesouro por um histórico de atividades ilegais. Temos controle total do navio e estamos verificando o que há a bordo”, declarou.
Segundo Trump, o navio, identificado como TOUSKA, foi atingido após ignorar uma ordem de parada. Ele afirmou ainda que a ação provocou um dano na casa de máquinas da embarcação.
O comando militar conjunto do Irã, Khatam al-Anbiya, acusou os Estados Unidos de violarem um cessar-fogo após disparos contra um navio comercial iraniano no Golfo de Omã. A informação foi divulgada pela mídia estatal neste domingo (19).
Segundo um porta-voz da organização, a embarcação seguia em rota entre a China e o Irã no momento do incidente.
Ainda de acordo com o representante militar, Teerã promete reagir à ação. “Advertimos que as Forças Armadas da República Islâmica do Irã responderão em breve e retaliarão contra essa pirataria armada perpetrada pelos militares dos EUA”, afirmou.
*Com AFP.





