• Sábado, 18 de abril de 2026

Gigante chinesa investe bilhões para criar maior complexo de soja do Brasil na Capital do Agro

Projeto deve dobrar capacidade de produção da fábrica até 2028

A multinacional chinesa COFCO vai investir mais de R$ 2 bilhões na ampliação de sua unidade industrial em Rondonópolis, município do Mato Grosso conhecido como Capital do Agronegócio. O intuito é tranformar a planta no maior complexo de esmagamento de soja do Brasil.

O anúncio foi confirmado pela prefeitura de Rondonópolis. A previsão é de que a obra na fábrica seja finalizada no início de 2028.

Atualmente, a unidade da COFCO em Rondonópolis tem capacidade de esmagar 4,5 mil toneladas de soja por dia. Com a ampliação, o volume deve saltar para cerca de 10 mil toneladas diárias.

A planta produz farelo de soja, óleo de soja e biodiesel. A expansão será feita em uma área já existente, anexa ao terminal ferroviário, para reforçar a logística de escoamento da produção.

Rondonópolis é um dos principais polos do agronegócio e a segunda maior economia do Mato Grosso, frequentemente referida como “Capital do Agro” e com forte papel na logística e industrialização da soja.

No entanto, o título oficial e mais comum de “Capital Nacional do Agronegócio” é atribuído à cidade de Sorriso, também no Mato Grosso, devido à maior produção do grão.

Por: NSC Total

Artigos Relacionados: