• Sexta-feira, 11 de julho de 2025

Portugal aprova reprivatização de 49,9% da TAP

Governo destinará 44,9% a investidor privado e 5% aos trabalhadores da empresa aérea, segundo anúncio do primeiro-ministro.

O governo de Portugal aprovou nesta 5ª feira (10.jul.2025) um decreto-lei que autoriza a reprivatização de 49,9% do capital social da TAP, empresa aérea portuguesa. O primeiro-ministro Luís Montenegro (PSD, centro-direita) anunciou a decisão durante a reunião do Conselho de ministros.

O plano prevê que 44,9% sejam vendidos a um investidor privado e 5% fiquem com os trabalhadores da TAP. Segundo Montenegro, a medida cumpre uma promessa do programa de governo e marca o início da 1ª fase da reprivatização da empresa, segundo informações da CNN Portugal.

O primeiro-ministro destacou ainda que o governo quer garantir que a TAP mantenha o hub em Lisboa e utilize plenamente as infraestruturas aeroportuárias em todo o país. Também afirmou que o objetivo é atrair um parceiro que torne a empresa mais competitiva no mercado internacional.

“Não queremos continuar colocando dinheiro num poço sem fundo. Queremos que a companhia seja rentável, bem administrada, competitiva, financeiramente sustentável e esteja a serviço do interesse estratégico do país”, disse Montenegro.

O premiê afirmou que o governo analisará as propostas sob os aspectos financeiro, técnico e estratégico, e que poderá suspender o processo caso nenhuma delas atenda às expectativas.

Os ministros das Finanças e das Infraestruturas e Habitação vão divulgar mais detalhes sobre a operação e o conteúdo do decreto-lei.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: