A Petrobras informou, nesta sexta-feira (17), que celebrou um contrato para aquisição de participação e assunção da operação de um bloco de petróleo na costa de São Tomé e Príncipe, na África. Atualmente, o bloco pertence à empresa Oranto Petroleum Limited (Oranto).
O consórcio atual é composto pela Oranto, atual operadora com 90% de participação e pela Agência Nacional do Petróleo de São Tomé e Príncipe (ANP-STP), com 10%. A Petrobras está adquirindo 75% e, com a conclusão da transação, o consórcio passará a ser composto pela Petrobras (operadora, 75%), Oranto (15%) e ANP-STP (10%).
Desde 2024, a petrolífera brasileira retomou sua atuação no continente africano e já possui participação em blocos em São Tomé e Príncipe. “A operação reforça a atividade exploratória no continente africano, com o propósito de diversificação de portfólio e está alinhada à estratégia de longo prazo da companhia”, disse a Petrobras.
O objetivo da operação é a recomposição das reservas de petróleo e gás por meio de exploração de novas fronteiras e atuação em parceria. A aquisição do bloco em São Tomé e Príncipe observou todos os trâmites internos de governança da companhia, estando em linha com o Plano de Negócios 2026-2030.
“A conclusão da transação está condicionada ao cumprimento de condições precedentes, incluindo aprovações governamentais e regulatórias aplicáveis de São Tomé e Príncipe”, completou.





