• Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Perspec 2026 – Ovos/cepea: em 2026, produção, consumo e exportação devem continuar avançando

Mercado de ovos deve crescer em 2026, com avanço no consumo, produção mais moderada e exportações impulsionadas pela demanda global.

Mercado de ovos deve crescer em 2026, com avanço no consumo, produção mais moderada e exportações impulsionadas pela demanda global. O mercado de ovos deve manter, em 2026, o ritmo de expansão observado nos últimos anos, apontam pesquisadores do Cepea. Alguns desafios, no entanto, ainda persistem, sobretudo os relacionados à gripe aviária. Do lado da oferta, cálculos realizados pelo Cepea indicam que, em 2026, o crescimento na produção brasileira de ovos para consumo deverá ser mais moderado, com aumento de 1%, podendo alcançar 4,11 bilhões de dúzias.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Conheça os maiores pecuaristas famosos de 2025
    Quanto à demanda, o consumo nacional tende a apresentar avanços mais expressivos. Segundo a ABPA, a expectativa é de que, em 2025, o País alcance a marca de 287 ovos por habitante, entrando pela primeira vez no ranking dos 10 maiores consumidores per capita de ovos do mundo. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Para 2026, a projeção da ABPA é de que o consumo chegue a 307 ovos por habitante, o que colocaria o Brasil na 7ª posição dentre os países com maior consumo per capita desta proteína. Apesar das estimativas de crescimento do setor, a gripe aviária continuará sendo um fator de risco. Segundo pesquisadores do Cepea, ao longo de 2025, o vírus se espalhou em diversos países, atingindo granjas comerciais na África do Sul, Estados Unidos, Japão, vários países europeus, entre outros, inclusive o Brasil. No mercado externo, a disseminação da gripe aviária representa uma oportunidade para as exportações brasileiras, sobretudo tendo em vista que o Brasil tem se mostrado capaz de atender à crescente demanda internacional, apontam pesquisadores do Cepea. A retomada do sistema pre-listing pela União Europeia, anunciada em novembro de 2025, sinaliza o potencial avanço das exportações brasileiras de ovos em 2026. Fonte: Cepea ( www.cepea.esalq.usp.br) VEJA MAIS:
  • Gigante dos tratores lança maior drone de pulverização do país em 2025, relembre
  • Crescimento da raça Quarto de Milha no Brasil – mais de 700 mil animais – e seu protagonismo mundial
  • ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: