• Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Perspec 2026 – Feijão/Cepea: ano de consolidação e ampliação do projeto feijão

Perspectivas para o feijão em 2026 apontam consolidação de preços, desafios no consumo interno e queda nas exportações, segundo o Cepea.

Perspectivas para o feijão em 2026 apontam consolidação de preços, desafios no consumo interno e queda nas exportações, segundo o Cepea. O ano de 2026 deverá se caracterizar como o de consolidação dos acompanhamentos de preços de feijão por parte do Cepea/CNA, com ampla divulgação dos preços médios diários em diferentes estados e regiões. Essas divulgações vão continuar permitindo compreender as dinâmicas de mercado entre os diferentes tipos de feijão, bem como entre as diferentes regiões ofertantes e compradoras do País. O Cepea, em parceria com a CNA, também busca ampliar os acompanhamentos de preços de outros produtos, como o de caupi, que, segundo a Conab, corresponde a pouco mais de 20% da oferta nacional.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Crescimento da raça Quarto de Milha no Brasil – mais de 700 mil animais – e seu protagonismo mundial
    Quanto à produção, a Conab estima a temporada 2025/26 em 3 milhões de toneladas, 1,8% menor que na anterior. Com os estoques iniciais (janeiro/26) de 106,8 mil toneladas e as importações (entre janeiro e dezembro/26) de 21,6 mil toneladas, a disponibilidade interna será de 3,13 milhões de toneladas. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Desse total, estima-se o consumo interno em 2,8 milhões de toneladas e as exportações em 214,4 mil toneladas para 2026. Pesquisadores do Cepea reforçam que o consumo permanece igual ao de 2025 e que as exportações são 53,8% menores. Sendo assim, o estoque final deverá ser de 118,4 mil toneladas, semelhante ao de 2020/21 (122,4 mil t) e suficiente para atender a demanda nacional por apenas 2,2 semanas. De qualquer forma, para 2026, pesquisadores do Cepea destacam dois desafios importantes para a cadeia produtiva de feijão. O primeiro é uma forma de alavancar o consumo interno, que apresentou redução superior a 11% nos últimos seis anos. Para compensar, vem o segundo desafio: manter o volume expressivo de exportações, que, em 2025, atingiu números recordes. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br) VEJA MAIS:
  • Retrospectiva 2025: Principais destaques do agronegócio na política
  • Conheça os maiores pecuaristas famosos de 2025
  • ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: