• Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Pena de Bolsonaro não vai diminuir, diz Erika Hilton

PL da Dosimetria reduziria pena do ex-presidente, mas deputada avalia que texto não teria sanção presidencial. Leia no Poder360

A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) afirmou nesta 3ª feira (16.dez.2026) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ser responsabilizado e cumprir a pena de 27 anos e 3 meses imposta pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado. A declaração foi dada em entrevista ao Poder360 ao ser questionada sobre as expectativas de aprovação da PL da Dosimetria pelo Senado.

“Não há para onde sair, é preciso que haja responsabilização e ainda que, se acontecer, nós sabemos que o presidente Lula irá vetar se chegar à mesa”, disse. 

Com a aprovação do PL da Dosimetria, a pena de Bolsonaro poderia cair para 2 anos e 4 meses. A proposta funciona como alternativa ao PL da Anistia, que reduz a pena de todos os condenados pelos atos de vandalismo do 8 de janeiro e também daqueles que foram condenados pela tentativa de golpe de Estado. O projeto passou pela Câmara em 10 de dezembro de 2025 e foi para análise no Senado.

A deputada afirmou que a proposta não passará no Senado em 2026, uma vez que, ao chegar a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), o relator da proposta, o senador Esperidião Amin (PP-SC), deve fazer mudanças estruturais no texto, o que possivelmente atrapalharia a tramitação final da proposta na Casa.

“Não sei se chega a ir ao plenário do Senado e muito provavelmente, se chegar, pode ser que não tenha votos suficientes pra ser aprovado, porque diferentemente dos deputados, os senadores pensam de voto majoritário e a maioria do povo brasileiro é contrária ao projeto da dosimetria. Então, eu acho que esta é mais uma confusão criada pelo bolsonarismo pra ver se consegue tirar da cadeia o Bolsonaro”, analisou Erika.

 

 

Por: Poder360

Artigos Relacionados: