Três pórticos de pedágio free flow (passagem livre) entram em operação na 4ª feira (1º.out.2025) na rodovia Raposo Tavares, em um trecho da região metropolitana de Sorocaba, no interior paulista. O modelo elimina as praças tradicionais com cancelas, permitindo que veículos passem sem precisar parar.
O registro para cobrança é feito por tags instaladas nos carros. No caso de veículos que não têm a tag, câmeras instaladas nos pórticos filmam a placa na passagem. O motorista tem até 30 dias para quitar o valor devido pelo site, pelo aplicativo ou por outro canal especificado pela concessionária da estrada.
Onde ficam os pórticos e quanto custam:
Motos permanecem isentas da cobrança. As praças atuais serão desativadas e demolidas em até 6 meses.
O modelo free flow começou a ser usado no Brasil em janeiro, com 3 pontos de cobrança na BR-101 (rodovia Rio-Santos): em Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguaí (km 414).
O pedágio free flow funciona por meio de pórticos instalados nas rodovias. Eles têm câmeras e sensores que identificam os veículos na passagem. Para quem usa tag, a cobrança é feita automaticamente na conta vinculada. Já os motoristas sem tag pagam pela placa lida, com prazo de até 30 dias para quitar o valor pelo site, aplicativo ou outro canal da concessionária.
Além dos pórticos de cobrança, a concessionária instalará 5 pórticos de monitoramento na Raposo Tavares, sem tarifa, nos km 37, 58, 72, 95 e 101, para estudar a fluidez e o comportamento do tráfego.
O governo de São Paulo projeta 58 pórticos de pedágio eletrônico até 2030 em rodovias estaduais concedidas, mas ainda não há cronograma detalhado sobre quais estradas receberão o sistema.
A responsável pela rodovia, a concessionária Entrega Sorocabana (da CCR), informou ao Poder360 que o modelo free flow elimina filas, reduz emissões de poluentes, encerra paradas obrigatórias e diminui acidentes.
Onde já há pedágio Free Flow: