O Departamento de Estado dos EUA anunciou na 6ª feira (26.set.2025) que o visto do presidente da Colômbia, Gustavo Petro (Colômbia Humana, esquerda), será revogado. Segundo o órgão, a medida foi tomada por causa de “ações imprudentes e incendiárias” do colombiano.
Na 6ª feira (26.set), Petro pediu que militares norte-americanos desobedecessem ao presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano). A declaração foi feita em manifestação realizada em frente à sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York.
A decisão de revogar o visto de Petro foi comunicada pelo Departamento de Estado norte-americano em publicação na rede social X.
“O presidente colombiano, Gustavo Petro, discursou em uma rua de Nova York e incentivou os soldados dos EUA a desobedecerem a ordens e incitarem a violência. Revogaremos o visto de Petro devido às suas ações imprudentes e incendiárias”, declarou o órgão.
Durante seu discurso aos manifestantes, Petro defendeu a criação de uma força armada global para “libertar a Palestina”.
Ele declarou: “Peço a todos os soldados do exército dos EUA que não apontem seus rifles para a humanidade. Desobedeçam às ordens de Trump. Obedeçam às ordens da humanidade”.
Assista (1min49s):
Em seu pronunciamento na Assembleia Geral da ONU na 3ª feira (23.set), Petro pediu a abertura de um processo penal contra Trump. O líder colombiano criticou os ataques norte-americanos contra embarcações próximas à costa da Venezuela.
Assista ao trecho, em espanhol (2min43s):