• Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

Robson Rodovalho afirmou que o ex-presidente está “um pouco mais equilibrado no que diz respeito aos soluços”.

O pastor Robson Rodovalho, fundador da Igreja Sara Nossa Terra, afirmou nesta 3ª feira (17.fev.2026) que visitou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso no Núcleo de Custódia do Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha, e que o encontrou “assustado” por causa do pico de pressão que teve enquanto caminhava na cela. O ex-chefe do Executivo cumpre pena por tentativa de golpe de Estado.

“Hoje estive novamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro, cumprindo a assistência pastoral agendada. Eu o encontrei um pouco mais equilibrado no que diz respeito aos soluços, porém assustado por uma crise de pressão alta que teve ontem”, escreveu. 

Segundo a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, ele teve um “pico de pressão” com tontura na 2ª feira (16.fev) enquanto realizava exercícios de caminhada em sua cela, mas que o ex-líder do Executivo já estava estável.

O fisioterapeuta de Bolsonaro afirmou que o caso o fez ter uma crise de soluços que o deixou “fadigado e cansado”. Mas que o quadro também já estava estável.

O pastor afirmou que percebeu a “necessidade eminente” de que o ex-presidente possa receber cuidados emocionais e físicos em sua própria casa.

“Continuo vendo a necessidade eminente do cuidado em sua casa, facilitando os tratamentos e fortalecendo suas emoções”, afirmou.

A defesa do ex-presidente fez, em 11 de fevereiro, um novo pedido ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes de prisão domiciliar em caráter humanitário. A solicitação foi enviada nesta 4ª feira (11.fev.2026). Eis a íntegra (PDF – 2MB).

No documento, os advogados afirmam que há uma “progressiva deterioração do quadro clínico” de Bolsonaro, “com a materialização de riscos antes apenas projetados”. Também citam o laudo elaborado pela perícia médica da Polícia Federal, que concluiu que os “sintomas neurológicos” do ex-presidente deveriam ser analisados. Eis a íntegra (PDF – 3MB) do relatório.

A defesa também enviou a Moraes 2 pareceres técnicos realizados pelo médico Cláudio Birolini, que faz parte da equipe de profissionais de saúde de Bolsonaro. Segundo os advogados, há uma incompatibilidade entre o quadro do ex-presidente e o ambiente em que está detido. “O quadro de multimorbidade grave, composto por doenças crônicas múltiplas, sequelas cirúrgicas relevantes, alterações funcionais e a interação dos medicamentos necessários foi corroborado por todos os laudos apresentados”, escreveram.

O ex-presidente foi transferido para a Papudinha em 15 de janeiro, por determinação de Moraes. Conforme o laudo pericial da PF, o ex-presidente possui as seguintes doenças crônicas:

A defesa do ex-chefe de Estado declarou que a sua estadia na Papudinha, ainda que com medidas paliativas, “representa incremento injustificável do risco à vida”. Sustentam que o 19º Batalhão, onde fica o Complexo da Papuda, não possui ambulatório médico próprio e que foi necessária a implementação de um médico no local como UTI móvel em regime de rodízio de 24 horas.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: