O Comando Sul das Forças Armadas norte-americanas bombardeou 3 embarcações no Pacífico e no Caribe na 2ª feira (16.fev.2026), matando 11 homens. As autoridades dos Estados Unidos afirmaram que as embarcações estariam vinculadas a atividades de tráfico de drogas.
Os EUA declararam que os barcos alvos da operação seriam controlados por organizações que os EUA classificam como terroristas. De acordo com o comunicado militar, esses grupos estariam envolvidos em rotas conhecidas de narcotráfico na região.
Eis o vídeo publicado:
As vítimas estavam distribuídas entre as 3 embarcações alvo da operação militar. Conforme dados divulgados pelo governo norte-americano, 4 homens morreram na 1ª embarcação, localizada no Pacífico Oriental. Na 2ª embarcação, também situada no Pacífico Oriental, outros 4 homens perderam a vida. Já na 3ª embarcação, que navegava pelo Caribe, 3 homens foram mortos.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), afirmou que o país está envolvido em um “conflito armado” com cartéis na América Latina. Justificou os ataques como uma escalada necessária para conter o fluxo de drogas para o país.





