O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, e outras 3 produções brasileiras foram incluídos na pré-seleção do Oscar 2026. A AACC (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas) divulgou as listas preliminares de 12 categorias nesta 3ª feira (16.dez.2025).
Além do longa de Mendonça Filho, também aparecem na seleção o documentário “Apocalipse nos trópicos”, de Petra Costa, o curta-metragem “Amarelo”, dirigido por André Hayato Saito, e o diretor de fotografia Adolpho Veloso, por seu trabalho em “Sonhos de Trem”, filme norte-americano.
Os 5 finalistas de cada categoria serão anunciados em 22 de janeiro de 2026. A cerimônia de premiação está programada para 2 de março.
“O Agente Secreto” concorre em 2 categorias na pré-lista: melhor filme internacional, entre 15 pré-selecionados, e na nova categoria de direção de elenco, em que aparece entre 10 nomes. O filme se passa durante a ditadura militar brasileira, nos anos 1970, e conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que volta a Recife para encontrar seu filho mais novo, apesar dos riscos impostos pelo contexto político da época.
O filme tem acumulado reconhecimento internacional. Na semana passada, recebeu indicações ao Globo de Ouro 2026 nas categorias de Melhor Filme de Drama e Melhor Filme de Língua Não Inglesa. Ficou em 2º lugar na categoria de Melhor Filme no prêmio dos críticos de Los Angeles. E venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional do NYFCCA (New York Film Critics Circle). Wagner Moura também vem colecionando prêmios, entre eles o de Melhor Ator no Festival de Cannes.
Petra Costa concorre em 2026 com um documentário sobre a influência do cristianismo evangélico na política brasileira. Em 2020, disputou o prêmio de melhor documentário com “Democracia em Vertigem”, sobre o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Melhor filme internacional
Melhor direção de elenco
Melhor documentário
Melhor fotografia
Melhor curta-metragem





