O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que a nova ordem estabelecida pela política internacional do governo Trump exige o fortalecimento das economias nacionais. A declaração foi feita nesta 4ª feira (30.jul.2025), durante evento realizado na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na capital paulista.
“A nova ordem estabelecida pela política internacional do governo Trump exige o crescimento das economias. Você é tão mais ouvido, quanto mais forte a sua economia é, quanto mais relevante é o país”, declarou.
O encontro, intitulado “Logística no Brasil”, foi promovido pelo jornal Valor Econômico com patrocínio da Infra S.A e do Ministério dos Transportes. “Isso acontece sobretudo em duas vertentes, na vertente da defesa nacional, que é um componente muito importante na relação de negociação entre outros países, e o outro é o próprio peso da economia”, disse o ministro.
Renan Filho defendeu que a infraestrutura tem papel fundamental para o desenvolvimento econômico. “Nada tem uma externalidade tão positiva quanto o crescimento da infraestrutura. O Brasil já cresce bastante, tem muitas oportunidades para crescer, mas com infraestrutura melhor, a gente consegue impulsionar o desenvolvimento de todos os outros setores”.
O ministro afirmou que o país atingiu máxima histórica de investimento em infraestrutura no ano passado, conforme dados da ABIB (Associação Brasileira de Indústria de Base). “A projeção é de que não só no ano passado. Com leilões, concessão, aumento do investimento público, previsibilidade, segurança jurídica, papel do BNDES (…) vai colocar o Brasil para bater recorde em 25 de novo e eu, presidente, acredito que de 25 até 30 nós vamos bater recordes sucessivos de investimento em infraestrutura”, afirmou.