nos EUA, Trump descarta insistir em reeleição: “Provavelmente não”
Apesar do impasse constitucional, que impede Trump de concorrer à reeleição, aliados dizem que há formas de contornar a situação
. Durante uma entrevista ao jornal americano CNBC News, o líder político norte-americano declarou que “provavelemente não” tentará um terceiro mandato. Apesar de esbarrar na Constituição vedar um terceiro mandato, trumpistas avaliam que há maneiras para contornar a lei.
Questionado por jornalistas da CNBC se tentaria uma releição, Tump respondeu. “Provavelmente não”. Mas reconheceu que “adoraria” ter um novo mandato. “Eu gostaria de concorrer. São os melhores números de pesquisas que já tive”, disse o presidente dos EUA.
Trump fez a constatação baseado na votação popular de 2024, na qual foi eleito. .
22ª Emenda
A 22ª Emenda declara a proibição de qualquer pessoa para ser eleita presidente mais de duas vezes, o que se aplica a Trump, apesar de seus dois mandatos não terem sido consecutivos.
No entanto,, apresentando uma forma para se livrar do impasse constitucional como revogar a emenda ou concorrer à vice-Presidência e ascender à Presidência.
Anteriormente, Trump havia se recusado a descartar um terceiro mandato, afirmando que “existem métodos” para assumir o cargo novamente se ele quiser.
“Os americanos aprovam e apoiam de forma esmagadora o presidente Trump e suas políticas de ‘América em primeiro lugar’. Como o presidente disse, é muito cedo para pensar nisso, e ele está focado em desfazer todo o dano que Biden causou e em tornar a América grande novamente”, disse o diretor de comunicações da Casa Branca, Steven Cheung, em um comunicado na época.
Ainda nessa coletiva, Trump salientou que é o político com o maior número de votos nos últimos 100 anos. Ele ainda disse que a gestão dele está na faixa dos 70% de aprovação em todas as pesquisas, porém, decidiu não passar por cima da Constituição.
Por: Metrópoles