• Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Norte-americano morto pelo ICE xingou e chutou viatura 11 dias antes

Imagens mostram embate de Alex Pretti com agentes; Trump diz que episódio prejudica “seriamente” a reputação do enfermeiro.

Vídeos de 13 de janeiro de 2026 mostram o enfermeiro Alex Pretti em um confronto com agentes do ICE (Serviço de Imigração e Controle Alfandegário). Ele xinga os oficiais, cospe e chuta na viatura. Em seguida, é imobilizado no chão e depois liberado. O norte-americano foi morto a tiros em Minneapolis em 24 de janeiro.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), disse na madrugada desta 6ª feira (30.jan.2026) que as imagens prejudicaram “seriamente” a reputação do enfermeiro, a quem chamou de “agitador e, talvez, insurrecionista”.

As imagens foram registradas durante uma manifestação realizada 11 dias antes da morte de Pretti. Agências de notícias, como a Reuters, verificaram que o homem no vídeo é mesmo Alex Pretti.

Ele aparece gritando com agentes que estavam dentro de um carro. Pretti diz frases como “vão se foder” e “me agride, seu filho da puta”. Chuta a lanterna traseira do veículo até quebrá-la.

O enfermeiro, então, é imobilizado no chão e depois liberado.

Assista (3min01s):

Em publicação na rede Truth Social, Trump declarou que o episódio é uma “clara demonstração de abuso e raiva”. 

O presidente norte-americano escreveu: “Agitador e, talvez, insurrecionista, Alex Pretti teve a sua reputação seriamente prejudicada com o vídeo recém-divulgado em que aparece gritando e cuspindo no rosto de um agente do ICE muito calmo e no pleno controle da situação, e depois chutando de forma descontrolada um veículo governamental novo e muito caro com tanta força e violência que a lanterna traseira se quebrou em pedaços”.

Trump disse: “Foi uma clara demonstração de abuso e raiva, à vista de todos, em um estado de descontrole e loucura. O agente do ICE manteve-se calmo e sereno, algo nada fácil nessas circunstâncias”.

Trump reage a novos vídeos de Alex Pretti

Antes, Trump havia feito uma publicação na Truth Social em que ironiza a forma como a senadora democrata Elizabeth Warren fala sobre Pretti. Ele fez uma montagem com declarações da congressista e, ao fundo, o vídeo de 13 de janeiro. 

“Cuidar das pessoas estava no cerne de quem ele era. Ele era incapaz de causar qualquer mal. Alex tinha paciência, compaixão e calma como uma luz constante dentro de si. Mesmo no final, essa luz estava lá. Eu me identifico com o seu estado de paz e sua característica serenidade”, disse a senadora.

Eis a publicação de Trump:

Steve Schleicher, advogado de Minneapolis que representa a família de Pretti, afirmou que o confronto anterior de forma alguma justificou os oficiais atirarem fatalmente em Pretti em 24 de janeiro.

“Uma semana antes de Alex ser abatido a tiros na rua –apesar de não representar ameaça a ninguém– ele foi violentamente agredido por um grupo de agentes”, disse Schleicher em uma declaração por escrito citada pela agência AP (Associated Press).

“Nada que aconteceu uma semana antes poderia possivelmente ter justificado o assassinato de Alex pelas mãos do ICE em 24 de janeiro”, declarou.

Pretti foi a 2ª morte provocada por agentes de imigração dos EUA em Minneapolis este mês. Outra residente da cidade, Renee Good, foi baleada e morta em 7 de janeiro. Os incidentes se deram durante operações realizadas em Minneapolis, onde manifestantes têm se confrontado com agentes federais. A cidade tem registrado forte oposição às ações de imigração da administração Trump.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: