• Sexta-feira, 4 de julho de 2025

Nível do Guaíba recua e Porto Alegre reabre comportas

Departamento libera 4 portas do sistema de proteção contra cheias; outras 4 seguem fechadas.

O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) de Porto Alegre (RS) reabriu, nesta 5ª feira (3.jul.2025), 4 das comportas do sistema que protege a capital gaúcha contra eventuais cheias do lago Guaíba.

A autarquia municipal decidiu reabrir as passagens 1, 2, 4 e 6, no Cais Mauá, após descartar, por ora, o risco de as águas do rio transbordarem, já que o nível do Guaíba vem baixando pouco a pouco.

“O Guaíba está em declínio, assim como a maior parte dos seus afluentes. Os especialistas consultados pelo Dmae apontam que a possibilidade de ultrapassarmos a cota de inundação está bastante reduzida”, afirmou o diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone, em nota.

Outras 4 comportas (11, 12, 13 e 14) ainda não serão reabertas. Elas também foram fechadas na última semana de junho, quando o nível do Guaíba ultrapassou a cota da inundação, de 3 metros de profundidade.

“A previsão é de que o fechamento definitivo das comportas 11 e 13, assim como metade da 14, seja concluído em 6 meses. Já a substituição da passagem 12 e outra metade da 14 levará 10 meses”, informou o Dmae.

Em obras desde maio, o sistema porto-alegrense de proteção contra as cheias conta, atualmente, com 11 comportas.

Ainda de acordo com o departamento, das 14 comportas que funcionavam quando a reestruturação do sistema começou, 3 delas (3, 5 e 7) já foram fechadas em caráter definitivo. Os portões 1, 2, 4 e 6 receberam melhorias, incluindo ajustes de vedação e mobilidade.

As chuvas que atingiram parte do Rio Grande do Sul ao longo da 2ª quinzena de junho causaram ao menos 5 mortes e obrigaram a cerca de 9.000 pessoas a deixarem suas residências em todo o Estado.

Com informações da Agência Brasil.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: