O jornal norte-americano New York Post anunciou na 2ª feira (4.ago.2025) que lançará uma versão californiana, o California Post, com sede em Los Angeles. O lançamento está previsto para o início de 2026.
Segundo comunicado do veículo, o objetivo é levar à Califórnia o estilo editorial do Post e uma abordagem crítica ao que o grupo classificou como “jornalismo preconceituoso e cansado que infelizmente se proliferou”.
A nova publicação contará com uma equipe própria de jornalistas, editores e fotógrafos, com foco em política, cultura, entretenimento, esportes, negócios e temas sociais. O conteúdo será distribuído na versão impressa diária e em plataformas digitais, incluindo vídeo, áudio e redes sociais.
“Estamos em um momento crucial para a cidade e o Estado, e não há dúvidas de que o Post desempenhará um papel crucial em envolver e esclarecer os leitores, que estão famintos por reportagens sérias e humor travesso”, disse Robert Thomson, CEO da News Corp, empresa controladora do Post.
Nick Papps, ex-correspondente da Costa Oeste da News Corp Austrália, será o editor-chefe. A supervisão geral ficará sob responsabilidade de Keith Poole, atual editor-chefe do New York Post.
“A Califórnia é o Estado mais populoso do país e o epicentro do entretenimento, da revolução da IA e da manufatura avançada —sem mencionar a potência esportiva. No entanto, muitas histórias não estão sendo contadas e muitos pontos de vista não estão sendo representados”, disse Poole.
Segundo a News Corp, a escolha da Califórnia está alinhada ao crescimento da audiência no Estado, com 7,3 milhões de leitores mensais, sendo 3,5 milhões só na região de Los Angeles, e também ao cenário político e social da região, que passará por eventos de grande visibilidade nos próximos anos, como a eleição para governador e a Copa do Mundo em 2026 e os Jogos Olímpicos de verão de 2028.
“O ‘California Post’ contará histórias que outros ignoram, com clareza e convicção”, afirmou Poole.
A nova publicação fará parte do New York Post Media Group, que inclui ainda as plataformas Page Six e Decider. Em junho, o grupo registrou 90 milhões de visitantes únicos em suas propriedades digitais, sendo 90% deles fora do Estado de Nova York.