Questionado sobre a para ser reconhecido como campeão de 2008 da categoria, Lewis Hamilton afirmou durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (6/11) que a situação “não tem nada a ver” com ele.
“Eu não tenho uma opinião sobre isso. Eu não estou em contato com isso, não estou lendo sobre isso, não tem nada a ver comigo”, disse o piloto da Ferrari, que conquistou o primeiro dos seus sete campeonatos mundiais em 2008.
Leia também
Prestes a correr pela Ferrari pela primeira no , no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, Hamilton afirmou estar apenas tentando se concentrar em seu trabalho.
“Todas as razões que o Felipe tem, eu tenho certeza que ele tem uma convicção dentro dele e isso é o que ele precisa fazer”, finalizou o heptacampeão mundial.

8 imagens





Fechar modal.

![]()
1 de 8 "Amigo verdadeiro", declara Lewis Hamilton após morte de seu pet, Roscoe Instagram/Reprodução
![]()
2 de 8 Hamilton largou em 12º no GP da Hungria Beata Zawrzel/NurPhoto via Getty Images
![]()
3 de 8 Nas classificatórias, o britânico não teve um bom desempenho Bradley Collyer/PA Images via Getty Images
![]()
4 de 8 Lewis Hamilton Marco Canoniero/LightRocket via Getty Images
![]()
5 de 8 Lewis Hamilton, de Wales Bonner Dimitrios Kambouris/Getty Images
![]()
6 de 8 Taylor Hill/Getty Images
![]()
7 de 8 Hamilton já colaborou com a Tommy Hilfiger Alessio Morgese/NurPhoto via Getty Images
![]()
8 de 8 Beata Zawrzel/NurPhoto via Getty Images
Massa tenta ser reconhecido como campeão de 2008
Massa move um processo contra a , a Federação Internacional de Automobilismo () e Bernie Ecclestone, ex-chefão da categoria. As primeiras audiências tiveram início em 28 de outubro.
O brasileiro pede que o campeonato daquele ano seja dividido com Lewis Hamilton, único detentor do título até o momento. Além disso, ele quer uma indenização de US$ 82 milhões (cerca de R$ 437 milhões) como compensação por prêmios e bônus que poderia ter recebido caso fosse declarado campeão na época.

3 imagens


Fechar modal.

![]()
1 de 3 Felipe Massa entrou na justiça contra a Fórmula 1, a FIA e o ex-chefão da categoria, Bernie Ecclestone. James Manning/PA Images via Getty Images
![]()
2 de 3 Felipe Massa quer a divisão do título de 2008. Mark Thompson/Getty Image
![]()
3 de 3 Felipe Massa, ex-piloto da Ferrari na Fórmula 1. Paul Gilham/Getty Images
Relembre o caso
Em 2008, Felipe Massa, então piloto da Ferrari, estava na disputa do título da Fórmula 1 contra Lewis Hamilton, que na época, pilotava pela McLaren.
Na 15ª etapa, disputada em Singapura, a Renault, sob o comando de Flavio Briatore, deu ordens para que Nelsinho Piquet batesse de propósito no muro para provocar a entrada do safety car, beneficiando Fernando Alonso, que venceu a prova.
No momento do acidente, Felipe liderava a prova, mas teve um problema com a mangueira de abastecimento durante o pit stop, atrasando a volta para a pista e ficando na 13ª posição ao fim da corrida.
Vale lembrar que Hamilton foi campeão daquele ano, com um ponto de diferença para Massa. Portanto, caso o GP de Singapura fosse anulado por conta da ordem da Renault, Massa teria ficado com o título.
Hamilton comenta sobre primeira corrida em Interlagos com a Ferrari
O Metrópoles aproveitou a coletiva de imprensa com o heptacampeão mundial no autódromo José Carlos Pace, nesta quinta (6/11), para questionar como ele se sente sobre correr no circuito que já lhe rendeu vitórias emocionantes – como a de 2021, em que empunhou a bandeira brasileira, fazendo uma referência ao ídolo brasileiro Ayrton Senna.
O piloto destacou que esta é a primeira vez que ele correrá em Interlagos pela Ferrari. “O carro [da Mercedes] pareceu muito bom no ano passado, não sei como vai ser este ano aqui”, disse.
Ele lembrou que parte do asfalto da pista foi reformado, o que pode trazer bons resultados.
“Espero que possamos tirar o melhor do carro e obter um bom resultado. E espero que, com o bom clima do , isso mude e talvez possamos ter um bom fim de semana”, analisou o piloto.
Hamilton ressaltou ainda o empenho da equipe ao longo do ano, e os bons resultados alcançados pelo parceiro Charles Leclerc.
“Eu acho que definitivamente fizemos muito progresso nos últimos meses, e na última corrida, o Charles teve um ótimo resultado. Eu acho que isso vai variar de corrida em corrida, dependendo da pista que estamos”, disse.
Lewis chega à 21ª etapa da temporada com 146 pontos, o que o coloca na sexta posição no campeonato, atrás de Leclerc, que está em 5º lugar com 210 pontos.